quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Guia para iniciantes - Marvel



Se são fãs de cinema ou séries, devem ter reparado no grande destaque que cada vez mais o género de super-heróis está a ganhar, especialmente a Marvel. Se gostam deste género e querem começar a ler o material base, mas não sabem por onde começar, vou deixar aqui algumas sugestões acessíveis de leituras porreiras para quem queira introduzir-se aos comics da Marvel (No futuro, irei publicar da DC, e possivelmente da Image).


X-Men - A Saga da Fénix Negra


Se gostaste da trilogia original dos "X-Men", mas achaste o terceiro filme uma má sequela que não fez justiça aos outros dois filmes da franquia, esta é a história para ti. Basicamente foi onde os escritores do filme se inspiraram, naquele arco de a Jean Grey ir para o lado negro da Força. Um dos maiores clássicos dos X-men, publicado originalmente em 1980, ainda hoje proporciona uma agradável leitura. Escrito por Chris Claremont e John Byrne, com desenhos de Byrne e de Dave Cockrum. Recentemente editado na língua de Camões pela Levoir.

Comprar aqui







Iron Man - Extremis

E por falar em terceiros filmes de uma trilogia que não fizeram justiça à história a partir da qual são adaptados, temos esta história do Homem de Ferro. Publicada em 2006 (e também editado em PT pela Levoir), esta foi a história que voltou a colocar Tony Stark na ribalta do Universo Marvel e que voltou a reformular o statuos quo da personagem. Escrito por Warren Ellis e desenhado por Adi Granov, depressa se tornou numa das histórias principais da personagem. Os seus elementos são notáveis ao longo da saga cinematográfica, especialmente no terceiro filme, que é directamente adaptado desta narrativa, mas que na minha opinião peca em alguns aspectos.

Comprar aqui


Ultimate Spider-Man

Para quem não sabe, a linha Ultimate da Marvel têm com objectivo duas coisas: Proporcionar uma "porta de entrada" a novos leitores, e mostrar inícios mais modernos para personagens existentes à mais de 40 anos, como se fosse nos dias de hoje. Ultimate Spider-Man iniciou-se em 2000, e mostra o Peter Parker nos seus tempos de liceu, a ser picado pela malfadada aranha que lhe confere os poderes, a introdução de vários vilões clássicos. Um bom começo para quem se quer iniciar no Homem-Aranha.


Guardians of the Galaxy  (Marvel NOW!)

Este é mesmo para quem quer algo descontraído e na onda do filme. Escrito pelo mesmo autor do Ultimate Spider-Man, Brian Michael Bendis, que originou uma leitura mesmo muito divertida. Com os elementos da equipa presentes no filme, logo no primeiro arco de histórias podemos descobrir algumas respostas para questões do filme que ficaram em aberto, como por exemplo a origem de Peter Quill. Com dois primeiros volumes editados em Portugal pela Panini, que não são nada fáceis de encontrar à venda, têm-se aqui um belo ponto de partida para quem gostou de ver o filme dirigido por James Gunn. SPOILER: O Homem de Ferro faz parte da equipa.


Comprar aqui







Daredevil - Born Again


Este foi difícil de escolher, pelo simples facto de que qualquer história do Demolidor assinada por Frank Miller é muito boa. A história "The Man Withou Fear" também do Miller e com desenhos do John Romita Jr. também constitui um bom começo, com a história de origem do personagem, bem como o "Guardian Devil", do Kevin Smith (um dos meus escritores/directores favoritos), se bem que para perceber bem o "Guardian", convém já ser um leitor mais assíduo da  Marvel. A ver se qualquer dia aqui falo um pouca dessa história. Editado também pela Levoir (não, eles não me pagam nada pela publicidade), como "Demolidor: Renascido", mostra uma das melhores histórias do Herói e das personagens do seu meio, quer aliados, quer vilões. Ideal para quem amou a série da Netflix.

Comprar aqui


Novos X-Men (Grant Morrison)

Editado no nosso pais em vários volumes pela Devir, escrito pelo genial Grant Morrison e inspirado pelos elementos do primeiro filme da saga (o de 2000), é excelente para quem nunca leu um comic. O primeiro volume, "E Is For Extinction" ("E de Extinção") foi das primeiras coisas que li de super-heróis, em 2004 se não estou em erro (tinha 9 anos. Contas feitas pela calculadora do Google), foi das coisas que me inspirou a ser o nerd que sou hoje. Agarrem esta saga com unhas e dentes.



Hawkeye (Marvel NOW!)

Lembram-se daquele gajo de arco e flechas? Não, não é o Oliver Queen, o outro, o dos filmes dos Vingadores? Acontece que em 2012 ele ganhou uma das melhores runs de sempre. Para quem não faz a mínima do que uma run é, posso assegurar que não é nada relacionado com o verbo "correr". Esta série é muito boa, cada issue funciona como uma história fechada, quase como um episódio de uma série, muito divertimento, porradame e acima de tudo boas histórias, na onda indie. Acreditem, vale a pena. A ser editado num futuro não muito distante, pela Levoir.


Comprar aqui

Punisher - Welcome Back, Frank

Se gostaram do filme de 2000 e poucos com o Thomas Jane, vão gostar desta história. Caso achem que a Marvel é só piadas e criancices, este é o livro que tem de ter. Escrito por Garth Ennis (o Tarantino dos comics, não no aspecto de diálogo, mas na vertente de psicopata) e desenhado por Steve Dillon é excelente para quem procura algo violento, ao melhor estilo de filme de acção dos anos 80. Destaco esta história, pois o Punisher (Justiceiro, em português) irá aparecer na segunda temporada de Daredevil, da Netflix, interpretado por John Bernthal (o Shane de The Walking Dead). Editado em PT em dois volumes pela Devir (O Regresso do Justiceiro).




Comprar aqui





The Ultimates (Vol 1 e 2)

A inspiração para os filmes da super-equipa da Marvel. Passado também no Universo Ultimate, mostra a versão moderna dos Vingadores em que, por exemplo o Capitão América é um patriota badass que faz piadas com os franceses. Vale bastante a pena dar uma vista de olhos e, embora na minha opinião não seja a melhor história dos Avengers, é uma boa narrativa que se aproxima do que é visto no cinema.

Comprar aqui

Civil War

A recomendação final. Heróis à batatada. Não é a melhor história, têm argumento fraco, mas é AWESOME ver o Capitão América a dar um enxerto de porrada ao Tony Stark. Ups... SPOILER ALERT... É o que vai servir de base para o próximo filme do "Captain America" que vai contar com vários heróis. Com várias personagens da Marvel no elenco, vale a pena dar uma vista de olhos, não se vão arrepender.

Comprar aqui









Sem comentários:

Enviar um comentário